Release

Festival de cultura japonesa SUPERAÇÃO atraiu público e divulgou trabalho solidário das entidades

Grupo “Kokoro wo Hitotsu ni” organizou uma live de cultura japonesa, com todas as atrações dos festivais tradicionais da comunidade. O evento online arrecadou recursos para quatro entidades assistenciais da comunidade nipo-brasileira de São Paulo/SP.

Em junho, um grupo de amigos se reuniu para organizar o Festival de Cultura Japonesa Matsuri Online Beneficente, que aconteceu no domingo, dia 14 de junho de 2020, pelo canal do Youtube www.youtube.com/kokoroficial, das 15 às 22 horas.

O evento foi um verdadeiro festival de cultura japonesa, uma super live com mais de 7 horas de duração, com apresentação ao vivo de Takeshi Nishimura e Isa Toyota e participação de artistas de todo Brasil, Europa, Estados Unidos, América Latina e até do Japão, que já teve mais de 43.000 acessos.

A programação teve o tema “SUPERAÇÃO”, trazendo atrações como música, danças japonesas, taiko (tambores, cada um na sua casa), artes marciais (judô, aikido, naginatá e karatê), workshop de artes (origami, mangá, sumiê e orinuno), com vídeos inéditos, pré-gravados, mesclados com a apresentação ao vivo, para que o público pudesse curtir o clima dos festivais em casa.

Aproveitando o clima culinário da quarentena, o público aprendeu a fazer receitas rápidas da culinária japonesa. Com patrocínio da Sakura, foram ensinadas as receitas de pão de missô (pasta de soja fermentada) e okonomiyaki (panqueca japonesa), preparadas pelo chef Claudio Hiroshi Kitamura.

Outro destaque do evento foi a apresentação inédita de grupos de dança Yosakoi dos Estados Unidos (Uzumaru e Ito Yosakoi), Polônia (Sakuramai), França (Hinodemai Paris), Cingapura (Mikazuki), Paraguai (Encar e Kosey), sob a liderança do grupo Ryo Kochi Yosakoi no Brasil.

Além dos principais artistas nipo-brasileiros, que brilham nos festivais do Japão de todo Brasil, tivemos a participação de artistas internacionais, como Naruto Kuroki, Mariko Nakahira, Robertinho Casanova e Mika da Silva (Japão), Kiku Kobashigawa (Peru), Ayumi Hoshi e Gustavo Miura (Paraguai), entre outros destaques, com total de 18 blocos de programação e mais de 70 atrações.

Ação solidária para as 4 Entidades

A Comissão Organizadora da live reuniu lideranças como Lika Kawano (Salvador/BA), Isa Toyota (Campinas/SP), Takeshi Nishimura (São Paulo/SP), Erika Yamauti (São Paulo/SP), Fabio Toma (São Paulo/SP), Carol Ayako (Porto Alegre/RS) além de representantes das quatro entidades.

O evento foi todo organizado por voluntários, e a arrecadação total de R$ 102.513,90 (cento e dois mil quinhentos e treze reais e noventa centavos) foi dividida entre as entidades da comunidade nipo-brasileira (Kibô-no-Iê, Kodomo no Sono, Enkyo e Ikoi-no-Sono).

“Em nome de todos da Kibô, agradeço por todo empenho para realização desta ação solidária que certamente inspirou muitos e será um exemplo de solidariedade”, afirmou Dirce Akemi Shimomoto, presidente da Kibô-no-Iê.

“A todos que trabalharam na live Superação, os nossos agradecimentos pela dedicação e comprometimento. Com a colaboração de todos vamos superar este momento difícil e sairemos muito mais fortes e solidários. Juntos somos mais fortes. Arigato!”, completou Akeo Uehara Yogui, presidente da Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).

“Com certeza este momento ficará marcado com muito carinho na nossa história. No meio deste cenário tão desolador, conseguimos levar amor e fazer bem ao próximo também (fazer bem a todos: para as entidades, para os assistidos, para os artistas, para os expositores e parceiros, para quem nos assistiu, e fez um bem danado para todos nós também). O nosso sentimento de gratidão a todas as entidades pelo voto de confiança que nos deram e também respeito e admiração pelo lindo trabalho que desenvolvem”, recorda Takeshi Nishimura.

Essa iniciativa começou quando um grupo de amigos se reuniu para desenvolver o projeto musical totalmente voluntário “Juntos em um só coração” reunindo 20 cantores de várias regiões do Brasil e Japão, para levar ao próximo uma mensagem positiva de amor, fé, esperança, gratidão e resiliência. O vídeo, uma versão de “We are the World” em japonês, publicado no Youtube, já alcançou mais de 120 mil visualizações.

“Gostaria de agradecer imensamente a todos os envolvidos neste projeto maravilhoso que foi o Matsuri Online Beneficente!!! Foi bastante desafiador para nós da comissão organizadora, mas pelo objetivo proposto de fazer a corrente do bem, superamos todos os desafios. Foi um aprendizado enorme para todos. Aos patrocinadores, apoiadores, artistas, expositores…o nosso muito obrigado, sem vocês não conseguiríamos obter o sucesso que foi!!!  Às 4 entidades, a nossa GRATIDÃO, por acreditar e pela confiança depositada em nós. E a todos que colaboraram, que Deus abençoe sempre, para que continuem fazendo o bem!”, finaliza Lika Kawano.

REALIZAÇÃO:
Grupo Kokoro wo Hitotsu ni │ Juntos em um Só Coração ⠀
www.youtube.com/kokoroficial
Facebook e Instagram: @oficialkokoro
Site: www.oficialkokoro.com.br
Email: oficialkokoro@gmail.com

ENTIDADES BENEFICIADAS:
Kibô-no-Iê (www.kibonoie.org.br)
Kodomo-no-Sono (www.kodomonosono.org.br)
Enkyo (www.enkyo.org.br)
Ikoi-no-Sono  (www.ikoinosono.org.br)

PATROCÍNIO MASTER:
Hospital Nipo-Brasileiro (www.hnipo.org.br)
Sakura Nakaya Alimentos (www.sakura.com.br)
Harada Advogados Associados (www.haradaadvogados.com.br)
Nelson Nakada – Sacolão Saúde

PATROCÍNIO:
Sansuy (www.sansuy.com.br)
Taiyo Thermas Hotel  (www.hoteltaiyo.com.br)
Hirota Food Express (www.hirotafoodexpress.com.br)
Hirota Food Supermercados (www.hirota.com.br)

APOIO:
Consulado Geral do Japão em São Paulo (www.sp.br.emb-japan.go.jp)
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) (www.bunkyo.org.br)
Aliança Cultural Brasil-Japão (www.aliancacultural.org.br)
Restaurante Oazi (https://www.facebook.com/oazirestaurante)
BKC Produções & Eventos (www.bkcproducoes.com.br)